domingo, 18 de dezembro de 2011

Querida Professora Andreia Giancoli... Descanse em Paz!

Olá a todos.

Hoje estou em choque pela notícia que recebi de uma amiga da época do curso de enfermagem. Minha professora de urgência e emergência faleceu hoje em decorrência do acidente sofrido por ela e seu filho Lucas na Raposo Tavares na mediações do Alto da Serra em outubro passado. O Luquinhas morreu no dia do acidente e a Déia ficou 70 dias em coma no Hospital das Clinicas aqui em São Paulo, tentou uma reação, mais não foi feliz em sua recuperação.

Essas são as notícia do acidente que encontrei na internet:
http://www.eem.inf.br/srn/noticiacf2.asp?idnoticia=3475&lfoto=398&afoto=325; http://www.saoroquenoticias.com.br/

Sinto tanto mesmo. Para mim isso tudo é um sentimento complexo; Ter alguém que passou pela minha vida, medeixou seus conhecimentos, foi iluminada e alegre, ter falecido assim tão rápido, achava que (principalmente a Déia) ia "ir embora" com uns 150 anos, não com apenas 45! Meu Deus como isso pode acontecer com as pessoas boas? Como pode ter acontecido isso com alguém tão apaixonada pela vida como  a Andréia e com o garoto Lucas!?

Como coloquei acima, para ela luto era somente um verbo, agora para nós que ficamos vira uma saudade!
Ela é a enfermeira mais inteligente, esperta e lutava pela vida como se aquela vida dependesse diretamente dela.

A vi atuando muitas vezes, passando o melhor ensinamentos que podia. Tive a oportunidade de também comtemplar momentos alegres. Assim como tinhamos depois do plantão, quando iamos todas (imagine umas 15 meninas vestida de branco entrar em um restaurante!), então eramos nós que iamos a algum lugar legal para ás vezes tomavamos umas cervejas e comer alguns petiscos antes de ir para a casa.

Mais as lembranças mais hilárias são em sala de aula quando ela quebrava o protocolo e contava de suas experiências profissionais e de vida. Essa foram para mim os melhores ensinamentos. Não somente pela forma de 'matar aula' mais o jeito que ela falava da sua vida suas experiências em anos de enfermagem. Ela colocava em suas palavras a paixão e a alegria de servir e bem cuidar de outros que nem ela conhecia. Lembro das caretas que ela fazia quando as aulas ou as palestras estava chatas. Do sorrisos e das palavras de encorajamento e apoio.

Ás vezes ela ficava nervosa com as inabilidades de seus 'discípulos', sempre tinhamos nossas longas conversas nas salinhas dos PS's (Pronto-Socorro) onde passamos.
"Hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamás!"  Esse sempre foi o lema que tinha em mente quando lembrava dela.

Ela é a primeira pessoa que tenho como amigos que vai embora. Me sinto triste e agora que ela se foi, estou refletindo o sentido da minha vida, amizades e família! Como a morte de alguém que me deu tanto pode doer tanto? Meus pensamentos estão como se estivessem "anestesiados" e o meu coração está triste.

Eu sei que ela se foi, vi o Facebook dela, as mensagens de Adeus, mais é como se "ficha não tivesse caido" até agora. Me sinto 'pesarosa', pesada e chateada, não sei como nem porque mais sua lembrança me segue mesmo estando fora da área de enfermagem há mais de 5 anos e nunca tendo exercido.
 Mais seus ensinamentos  para mim valeram muito, não para ser uma boa enfermeira, mais para ser boa em qualquer momento da minha vida.

"Servir e Bem Cuidar", uma vez "enfermeira sempre enfermeira" e em qualquer lugar que eu andar serei boa por que tive o melhor de todos ensinamentos:

"Seja boa, trabalhe firme e honestamente e que mesmo que você se saia mal, você saiu-se bem porque pelo menos tentou fazer o melhor de si".
Essas são as palavras da mestra Andrea Regina Giancoli para mim no fim de dezembro de 2006, quando estava prestes a me formar. Essa iluminada pessoa nos deixou hoje para iluminar o Céu com sua estrela que jamais se apagará!

Amor, ela decididamnete amou a todos, desde as coisinhas mais bobas até o ser humano mais complexo, amou sua profissão, seus filhos, amigos e os alunos mais sem talentos (assim como eu!). Eu fico honrada de ter feito parte desse Amor e de ter participado de suas aulas.

Obrigada minha querida, Deus te ilumine e te aconchegue em uma nuvem bem fofa assim como você foi comigo! Adeus.

Essa é a música que dedico a você Déia, acredito que você goste dela.  Fique em Paz.


Pra Dizer Adeus (Titãs)

Você apareceu do nada
E você mexeu demais comigo
Não quero ser só mais um amigo
Você nunca me viu sozinho
E você nunca me ouviu chorar
Não dá prá imaginar quando
É cedo ou tarde demais
Prá dizer adeus
Prá dizer jamais
Às vezes fico assim pensando
Essa distância é tão ruim
Porque você não vem prá mim?
Eu já fiquei tão mal sozinho
Eu já tentei, eu quis chamar
Não dá prá imaginar quando
É cedo ou tarde demais
Prá dizer adeus
Prá dizer jamais
Eu já fiquei tão mal sozinho
Eu já tentei, eu quis...
Não dá prá imaginar quando
É cedo ou tarde demais
Prá dizer adeus
Prá dizer jamais
É cedo ou tarde demais...


Beijos e todo meu Amor a vocês.

Vanessa Sanches



Um comentário: