segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ciúmes? Pra Quê?

Olá a todos!!!!
Então desculpe por ficar sem escrever novamente.

Faz algum tempo que quero escrever sobre ciúmes, mais não conseguia encontrar um 'norte' que me projetasse para escrever. Encontrei agora, de fato, em uma história que soube e achei lamentável o desenrolar... E o pior de tudo, o sentimento do ciúmes doentio e perigoso estava lá (como em todas as histórias de amor), perturbando, magoando e irritando!

DEFINIÇÃO DE CIÚME:

Ciúmes pelo Dicionário Michaelis:
ciúme
C.i.ú.me
sm (lat vulg *zelumen) 1 Inquietação mental causada por suspeita ou receio de rivalidade no amor ou em outra aspiração. 2 Vigilância ansiosa ou suspeitosa nascida dessa inquietação. 3 Ressentimento invejoso contra um rival ou suposto rival mais eficiente ou mais bem-sucedido, ou contra o possessor de uma vantagem material ou intelectual cobiçada. 4 Bot Arbusto asclepiadáceo, denominado também capulo-de-seda, flor-de-seda, bombardeira (Calotropis procera). 5 Bot Arbusto asclepiadáceo (Calotropis gigantea).

Ciumes pela Wikipédia:
Ciúme é uma reação complexa porque envolve um largo conjunto de emoções, pensamentos, reações físicas e comportamentos:
  • Emoções - dor, raiva, tristeza, inveja,medo, depressão e humilhação;
  • Pensamentos - ressentimento, culpa, comparação com o rival, preocupação com a imagem, autocomiseração;
  • Reações físicas - taquicardia, falta de ar, excesso de salivação ou boca seca, sudorese, aperto no peito, dores físicas.
  • Comportamentos - questionamento constante , busca frenética de confirmações e ações agressivas, mesmo violentas.
Já definimos o ciúmes, mais nunca compreendemos os mecanismos que os regem por isso eu resolvi (com a experiência que a vida me deu (@Risos!) contar minha visão do ciúmes e as consequências dele.


Quando eu era bem mais nova, eu posso dizer que se existisse um medidor de ciúmes (um "Ciúmesmetro"), eu seria a campeã mundial! Depois que eu fiquei mais "velhinha" comecei a refletir sobre as minhas atitudes em relação ao quê e pelo o quê eu tinha ciúmes.

Sabe foi uma 'parada estratégica', para refletir sobre o que estava aontecendo comigo e como aquilo tudo estava estragando minha vida! Pude compreender que quem saia magoada com meu ciúme era eu mesma
e conseguia estragar o dia de todos os envolvidos também!

Hoje com os meus 32 anos eu mesmo olho para meu passado e vejo quantas bobagens eu fiz por alguém que não me merecia, não me dava valor... Acredito que se eu fosse refletir mais profundamente sobre a minha condição de 'ciumenta', eu sempre chegaria a mesma conclusão...

Eu não era a "Miss auto estima", era muito influenciável e o pior: Gostava de um garoto que na minha percepção era alto, lindo e loiro, meu Edward Cullen aos avesso!

Depois com o passar do tempo eu comecei a ver que amor é como minha mãe vivia me dizendo em alto e bom som. Ela dizia: "Amor tem que ser Leve e não Fazer Mal para os Envolvidos"! Agora nesse momento, isso parece ser um conselho tão simples... Mais tenta convencer uma adolescente de 16 anos entender isso... Acredito que é mais fácil um Mico Leão Dourado entrar para a Universidade de São Paulo em Medicina!

Quando eu tive a consciência que o meu ciúmes era nocivo, já era tarde de mais mesmo! Na verdade eu cai na real quando ele mesmo aos berros disse: "Você não ama nem você, mesma! Você é obcecada, precisa de tratamento." Ouvindo essa frase naquela época foi como se a "ultima humilhação em nome do amor' tinha sido suportada por mim!

Agora vejo que uns dos verdadeiros medos do 'ciumento' é o de passar vergonha em público, "medo de perder"? É desculpa furada, pura balela! O medo é de ser humilhada, ser desdenhada, rejeitada... Somente isso. Tem uma frase que diz: "Que o ciumento tem menos amor por aquele que ele acha que ama!" CONCORDO COM ISSO.

Eu agora vejo meu passado, e penso: Por quê eu fiz tudo isso?
Qual a finalidade daquilo tudo?
E ainda quero entender por que as pessoas são tão 'obcecadas' em estragar a vida do outro 'em nome do amor', aprendi que quem ama não precisa ficar demonstrando que 'aquela pessoa' é seu 'objeto de posse'. Muito menos que ele ou ela vai deixar você virar as costas, para cometerem as maiores orgias que somente existe na imaginação do ciumento! Aliás, haja imaginação na mente de uma ciumento!

Tenho que admitir que as vezes rola as orgias sim.... Lembro que namorei com um cara que me deixava em casa no horário combinado com a minha 'mamãe e papai', ele era um cara muito romântico, respeitador e sério (minha mãe ama ele até hoje, para ela não existirá 'genro melhor'!), mas... Ele me confessou anos depois, em uma conversa informal que me deixava em casa e ia com os amigos em um puteiro em outra cidade. Ou seja tinha a 'matriz' (Eu) e saia para se divertir, relaxar ou sei la o que, ia procurar as 'filiais' (putas!)!

Tem mulher que vai ler isso e achar o fim do mundo. Mais tenho que confessar que conheço muita garota que deixa o namorado em casa e cai na balada com as amigas sem pensar duas vezes, depois inventa que teve que cuidar da mãe, trabalhar até tarde ou até mesmo que o 'cachorro da melhor amiga ficou doente e ela teve que rodar a cidade toda para leva-lo ao veterinario!'

Descobri que existe muitas namoradas atuais de meus 'ex-namorados' que lê o meu blog, para ver que seus amados cairam em tentação novamente comigo. Sabe o que eu penso dessas garotas? Penso: "Que bobonas e que bobeira!" Adoro todas as expectativas que vocês tem sobre a minha pessoa. Acredito que quanto mais platéia eu tenho, mais e mais minha auto estima cresce e ás custas da falta da auto-estima delas!

Aconselho a essas garotas que tenham mais confiança em quem são, afinal, vocês estão com o cara, ou não estão? Vi uma pesquisa que 78% dos homens pensam em suas ex-namoradas, em alguma coisa dela que, afinal, fizeram eles ficar por tanto tempo com a ex! Então... garotas ciumentas, se vocês não conseguem entender isso é melhor ou vocês começarem a pensar em namorar com outras garotas (que são bem mais fiéis as suas parceiras) ou se conformar, Afinal, vocês também pensam naquele "ex" bem bacana, que ficou no passado, de vez enquando, não?

Tenho certeza que ninguém é 100% fiel ou 100% ciumento! Ciúmes é meio que uma frescura aceita por nossa sociedade, tem ainda pessoas que acham que 'um ciuminho de vez enquando é bom para o relacionamento'. Quanta besteira! Ciúmes estraga o relacionamento, doí corrosivamente no ciumento e perturba o objeto do ciúmes (o "provável objeto amado")!

Nunca vi, um casal ciumento seja, ele, ela ou ambos, serem felizes para sempre. Claro que deve ter alguém que cede, mais nunca vi quem tenha contornado o ciúmes e vivido bem com o outro. Sempre é a mesma coisa, a mesma pergunta: "Mais afinal por quê vocês terminaram?" A Resposta: "Ah ela (ele) era muito ciumenta (o), possessiva (o), ficava no meu pé até em velório!"

Não sou nenhuma Santa, sempre falei isso. Claro, que eu tenho lá meu momento: 'Meu ciúmes, minha vida!', nunca mais tive ciúmes de alguém tão doentemente, ás vezes eu tenho ciúmes dos meus amigos, familia, livros, DVD's e CD's, É meio esquisito, eu sei disso! Mas melhor assim, sofro menos!



Tem uma música "Provas de amor." dos Titãs que tem o começo assim:

"Acabo de te trair
 Em pensamento
Não deixo você ouvir
O que te traz sofrimento
 Acabo de me trair
 O que é que eu estou dizendo" ?

Depois de escrever tudo isso fico me indagando: Quem nunca traiu em pensamento? Quem nunca teve ciúmes? Escrevendo esse texto eu me lembrei da música "Ciúmes" do Ultrage a Rigor. E fiquei refletindo sobre a letra e me pergunto: Será que ciúme faz algum bem a alguém? Será?

Ciúme  (Ultraje A Rigor)
Eu quero levar uma vida moderninha
Deixar minha menininha sair sozinha
 Não ser machista e não bancar o possessivo
Ser mais seguro e não ser tão impulsivo
Refrão
Mas eu me mordo de ciúmes
Mas eu me mordo de ciúmes
Meu bem me deixa sempre muito à vontade
Ela me diz que é muito bom ter liberdade
 Que não há mal nenhum em ter outra amizade
E que brigar por isso é muita crueldade

Beijos e meu Amor todos a vocês.

Vanessa Sanches.


Nenhum comentário:

Postar um comentário