segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Eu Tenho Pavor de ''Burros Diplomados"

Olá a todos, desculpe ficar tanto tempo sem dar o 'ar da graça'! Rsrsrs

Hoje quero escrever um assunto que eu detesto!
A coisa que eu mais detesto nesse mundo são pessoas que se acham grande coisa e no fundo não é coisa alguma.

Existe o analfabetismo funcional onde as pessoas lêem e escrevem, mais não sabem interpretar o que estão lendo ou escrevendo.
Mais agora, eu tenho certeza que existe no mundo o analfabetismo "burricional de nível superior"!

Sim, meus amigos! Isso mesmo são pessoas que fizeram a faculdade, se formaram e ainda continua no ''lodo da ignorância"...

E o pior, quando vê pessoas que tem uma bagagem cultural a mais, ou melhor, que elas, esses seres 'diplomados' fazem de tudo para desancar e fazer cair em descrédito essas pessoas realmente instruídas!

Não falo de ignorância ou falta de educação em si!

Conheço “muita gente que vive em comunidades que são mais bem instruídas e educadas do que esses ‘‘acadêmicos de araque”.

Essas pessoas mesmo pobres agarram oportunidades únicas de estudar, correm atrás de informações, lêem livros, estudam sem ter se quer ajuda de um professor ou orientador!

Uma “vez quando fazia estágio de enfermagem, fiquei responsável de ‘‘tentar ensinar a ler e escrever” pessoas acima de 45 anos.
Nenhuma das minhas colegas "enfermeiras" queria essa "ingrata tarefa". E como eu sempre fui meio boazinha e paciente com os outros e consigo explicar algo mais de 15 vezes para alguém, me colocaram para ministrar aulas na paróquia de uma comunidade carente.

Lá encontrei exemplos de fé, força de vontade e dedicação aos estudos, jamais encontrei essas qualidades em nenhum de meus colegas estudantes, nem de colégio público que estudei nem de particular... Para falar a verdade nem na faculdade também!

Nessas parcas aulas que ministrei, encontrei não apenas essas qualidades. Encontrei a mim mesma, conclui enfermagem em dezembro de 2006, tirei a carteira de habilitação na área, o COREN (Conselho Regional de Enfermagem), mais nunca exerci a profissão, preferi ir para um Call Center e permaneci por lá até abril de 2010. Mais já tinha minha meta estabelecida na cabeça... Nunca serei uma "Burra Diplomada"!

Outro fato que me moveu a fazer uma licenciatura foi a minha sobrinha estar estudando em um colégio super-hiper-mega-blaster daqui da região e não saber nada... Nada de português, nada de matemática, nada de ciências e por ai vai! Esse “foi o meu ‘‘fator chave”.

Vocês devem estar pensando: Oh Deus que texto chato!
Mais devo deixar claro que escrevo o que sinto no momento e minhas insatisfações fazem parte deles!

Mais voltando... "Eu me sinto indignada com essas pessoas que não sabem "nada" e ficam criticando quem tem menos idade e uma ''carga, bagagem, ou conhecimento cultural" (o que vocês preferirem!), “mais denso ou mais vasto que eles”.

Minha crítica vai para essas pessoas, esses "Analfabetos Burricionais" e minha dica:
Ao invés de ficar criticando os conhecimentos alheios ou manifestando irritação quando alguém sabe mais do que vocês, corram atrás do prejuízo, do tempo perdido. Leiam bons livros, participem de rodas de discussão clássica (saraus), procurem um orientador vocacional, interaja com quem sabe mais do que vocês ao invés de criticá-los, tente aprender com essas pessoas... E o principal não tenha inveja do conhecimento alheio, por que se conseguimos ter essa boa bagagem cultural foi por esforço nosso, e eu sei que se vocês se esforçarem um pouquinho que seja poderão até nos superar!

Deixo vocês meus amigos leitores, com um ditado que amo de paixão, mesmo às vezes desacreditando nessa Raça que chamamos de Humana:

"Cada vez que um homem morre é como se uma imensa e culta biblioteca estivesse em chamas"
(Ditado Africano)

Beijos e meu Amor a Todos!

Vanessa Sanches.

Um comentário: