domingo, 12 de janeiro de 2014

Por que Deixamos de Ser Femininas Para Sermos Feminista?

Olá a todos!

Pois bem, meu título de hoje faz parte de um pensamento que tenho desde os 25 anos quando eu descobri real diferença de 'ser feminina e ser feminista', pois bem recorrendo ao dicionário...







Feminina (o):

fe·mi·ni·no 

adjetivo

1. Próprio de mulher.

2. Próprio de fêmea.

3. [Gramática Que é do .gênero feminino.


.gênero feminino
• .Gênero das palavras que indicam fêmea ou das que se consideram não masculinas.


"feminina", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/feminina [consultado em 12-01-2014].










fe·mi·nis·mo 

substantivo masculino

Sistema dos que preconizam a ampliação legal dos direitos civis e políticos da mulher ou a igualdade dos direitos dela aos do homem.


"feminismo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/feminismo [consultado em 12-01-2014].

Bem há muito deixei de ser feminista para ser feminina... Claro que sou a favor das liberdades sem restrições para nós mulheres, que devemos exigir os mesmos direitos e remunerações iguais aos homens. Que devemos lutar pelo direito ao nosso corpo, ao prazer, a liberdade e qualidade de vida!

Odeio abusos e o quando posso defendo minhas 'irmãs de gênero' com garra, porém descobri que existe um colossal abismo entre ser mulher feminina e ser mulher feminista!
Acredito eu que consegui me equilibrar nesses últimos tempos, sou uma mulher que conseguiu absorver o melhor das duas palavras. Sou feminista sem deixa de ser feminina!

Como assim, você deve estar se perguntando?
Simples eu consigo compreender que eu sou diferente de um homem em tudo. Parece óbvio meu pensamento, mas não é!

Deixe-me explicar... 
Há muito tempo quando eu pensava que eu era 'superior a qualquer homem do mundo', eu fazia todas as gamas de coisas possíveis sozinha, por quê eu pensava: 'sou mulher e tenho que dar conta disso tudo sozinha'! Por quê? "Oras bolas, por quê eu sou superior a essa 'raça de preguiçosos'!
Depois de um tempo de muita pressão, estresses sem fim e outros 'perengues' que acontece conosco sejamos dos sexo feminino ou masculino, percebi que eu posso e que eu sei fazer coisas que os 'meninos sabem' e isso me orgulha demais!

Porém, porquê eu não vou me permitir deixar que eles façam alguns pequenos gestos masculinos para me agradar e expressar o quanto eles tem de respeito ou admiração por mim ou pelo simples fato que eles querem fazer aquilo e pronto?
Quais gestos? Você me pergunta?
Pagar o meu ingresso no cinema, trocar uma lâmpada, um botijão de gás ou até mesmo a resistência do chuveiro entre outros!

Outro gesto que eu estou me permitindo nessa altura da vida é me deixar ser elogiada e admirada pelos 'camaradas do gênero oposto', antes eu tinha em mente que: "Ahhhh filho da mãe está me elogiando tanto, porque? Ahhh já sei está tentando levar vantagem, né, você vai ver..."

Hoje quando recebo um elogio, até mesmo uma 'cantada sórdida' me dou ao luxo de me sentir a mulher mais bela e sensual do mundo! Por quê? Oras por quê eu sou! (Risos). Brincadeiras á parte... Eu saboreio cada elogio com uma dose de estima por mim mesma que me faz, pensar... Olha eu perdi tanto tempo em desconfianças e esqueci como é bom essa 'massagem no ego' em forma de palavras galantes! 

Sou da geração nascida na década de 80, porém, assim como outras da minha idade, vi a minha mãe e sua geração junto de outras mulheres das gerações passadas lutarem por um espaço igual na sociedade, na família, com seus empregos e salários, e principalmente... a igualdade dos sexos!.
E agora depois de tantas lutas, o que eu concluo é o ranço deixado nos corações delas!
Acredito que dos 12 aos 25 anos eu devo ter ouvido milhões de milhares de vezes a frase: 'Homem nenhum presta'! Esse foi o alto preço por tanta luta?

Ás vezes, na verdade nas maiorias das vezes, eu sinto uma compaixão pelos homens da minha geração e das anteriores e posteriores... Eles não podem ser machistas como os 'brucutus da década de 70',  nem ´liberais demais' como na década de 60 e 'amplamente românticos ', como um Elvis Presley da década de 50, nem pensar! Eles, coitados, têm que se virar para adivinhar o quê passa na cabeça de suas mães, irmãs, namoradas, amantes, mulheres e filhas!

Uma vez um amigo 'puto da vida' com a mãe e depois com a namorada, chegou em mim e desabafou: "E sei o que vocês mulheres querem"! Vocês querem nós enlouquecer para dominar o mundo, isso sim que vocês querem, São todas umas loucas!"
Nisso eu tive a minha inspiração do dia e elaborei a frase que levo até hoje comigo... "As mulheres não devem ser entendidas, mas devem ser amadas totalmente'. Não sei onde ou se li essa frase, porém ela serve para definir a nossa complexidade em relação ao mundo!

Com isso eu penso que nós mulheres devemos nos permitir dar uma chance ao imprevisível, julgar por quê a fulana ou a sicrana passou por isso ou aquilo, nós faz blindar de gamas infinitas de descobertas e experiências que podem ser maravilhosas ou nem tanto assim. Não é somente dar uma 'chance aos homens' mas sim dar uma chance a si. 

Vocês podem até dizer... "Ahhh mais se eu folgar demais a coleira ele vai sair soltinho, soltinho por ai"!
Ai eu respondo: Será? Acho que você está mais preocupada nos chifres que vai levar do que no relacionamento a se valorizar! Pare e pense: Se você prender demais sufoca, e você gostaria que ele te sufocasse? Prendesse tanto com desconfianças e 'nãos' sem fim? E você, como se sentiria usando uma coleira?

E se você experimentar deixá-lo mais solto? Que prejuízo você teria? 
Um chifre talvez? Ou quem sabe um cara mais completo e complexo para se por você explorado? 

Que adianta você saber, o time preferido dele se odeia futebol, que adianta achar que aquela camiseta violeta com 3000 flores azuis vai ficar o máximo se ele ama aquela camista de rock surrada ou como o meu pai uma boa e velha bermuda jeans com camiseta branca!?
Que adianta você saber que ele curte um show de TRASH, HARD, TOTAL METAL, se você assim que pode mete um CD do Victor e Léo  para a loucura dele!

ÁS VEZES eu tenho a quase certeza que os homens cedem mais para as suas mulheres, por gostarem realmente delas do que elas mesmas! Uma coisa não podemos negar em relação a eles... Eles entendem mais de parceria e praticidade do que nós 'oh tão superioras mulheres'! Devemos colocar mais dessas duas palavras nos nossos relacionamentos... Também acredito que a sutileza feminina e o pragmatismo masculino fariam milagres em qualquer setor da vida!

Está bem, não abriremos a mão do 'nosso feminismo de todos os dias' com aquelas piadinhas maldosas deliciosas, ou aquelas caras estupefatas que fazemos quando perguntamos a eles:" Vocês não sabem quem é Matheus Solano?" Ou até mesmo quando eles não sabem diferenciar o 'vermelho-fogo' do 'vermelho- extra fogo carmim incandescente' (no fim tudo eh da cor vermelha mesmo! (risos!)). Como diz por aí, usando com moderação para não faltar!

Essas tirinhas são dois bons exemplos da nossa sagacidade e malicia em elaborar respostas rápidas e mortais, (Risos).

Garotas, mulheres e meninas vai uma dica, "Se permitam mais, se libertem do tal RANÇO FEMININO DA DÉCADA DE 80, explorem mais o território chamado 'SEXO MASCULINO', Está certo que a primeira vista parece hostil e difícil adaptação, mas com o tempo e com calma vemos que o território é claro, cheio de percalços mais também cheio de paisagens incríveis!"

Homens são todos iguais? Ou são as nossas atitudes que precisam ser diferentes?

Guerra dos Sexos

The Fevers

Cheguei pra conquistar o mundo
Você seduz e vai bem fundo
A vida é assim e nunca é demais
O que mamãe falou não vale mais nada
Não vale nada
Você é feita de feitiço
Joguei e vou pagar por isso
A vida é assim e nunca é demais
O que mamãe falou não vale mais nada
Não vale nada
Pega brinca, leva que é de graça
Fica linda que o amor não passa
Vem com tudo em cima que eu vou com você.
Beijos e todo meu Amor a vocês!
Vanessa Sanches

Nenhum comentário:

Postar um comentário